Mistérios do Terço – Como rezar o Terço do Rosário (Vídeos)

Os Mistérios do Terço estão divididos em 4 grupos que são; Mistérios Gozosos, Mistérios Gloriosos, Mistérios Dolorosos e os Mistérios Luminosos, cada grupo tem 5 mistérios que devem ser rezados num dia especifico da semana.

Deus e Virgem Maria estão sempre presente nas nossas vidas e quando oramos os Mistérios do Terço estamos  a fortalecer a nossa fé e a crença no divino.

Quais os Mistérios do Terço e os dias da Semana?

Como falei acima, devemos orar os Mistérios do Terço a dias certos da semana, em baixo pode ver quais os dias e a meditação que deve fazer quando rezamos o Terço do Rosário.

Mistérios Gozosos – (Rezar Segunda-feira e Sábado)

Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Meditação: Rezar pelos jovens, para que, a exemplo como Maria, estejam sempre alerta para escutar os sinais de Deus no seu caminho.

Mistério: Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1, 39-45)

Meditação: Rezar para que Deus nos dê muitos e santos sacerdotes a fim de que Jesus nos visite pela Palavra e pelos Sacramentos.

MistérioNascimento de Jesus (Lc 2, 1-14)

Meditação: Rezar pela Igreja, para que no seu meio nasçam cristãos e sejam capazes de entregar a sua vida a Jesus.

Mistério: Apresentação de Jesus no templo (Lc 2, 21-33)

Meditação: Rezar por todos nós, para que sermos capazes de nos apresentar perante de Deus com humildade e disponibilidade, pondo as nossas vidas nas Suas mãos.

Mistério: A perda e o encontro de Jesus entre os doutores (Lc 2, 41-47)

Meditação: Rezar por aqueles que correm o risco de perder o rumo para a casa do Pai.

Mistérios Dolorosos (Rezar Terça-feira e Sexta-feira)

Mistério: Oração e Agonia de Jesus no Jardim das oliveiras (Mt 26, 38-39)

Meditação: Rezar para que as nossas vocações sejam fortalecidas no mistério do sofrimento redentor de Jesus e como Ele aprendamos a dizer: “Não se faça a minha, mas a tua vontade, Senhor.”

Mistério: A flagelação de Jesus (Is 53, 5)

Meditação: Rezar para que surjam sempre bons samaritanos que entreguem as suas vidas servindo Jesus nos irmãos que sofrem.

Mistério: A coroação de espinhos (Mt 27, 27-31)

Meditação: Rezar por todos os sacerdotes e missionários que são chamados a consolar os cristãos que sofrem a perseguição e o martírio para que, imitando Jesus na humildade, conduzam os fiéis à alegria da ressurreição!

Mistério: Jesus com a Cruz a caminho do Calvário (Lc 23, 26-32)

Meditação: Rezar por todas as famílias que entregam os seus filhos para o serviço do Reino dos Céus, para que encontrem na Virgem Maria a protecção materna tanto na dor como na alegria.

Mistério: A crucificação e morte de Jesus (Jo 19, 17-30)

Meditação: Rezar por todos os seminaristas e sacerdotes que vivem horas de provação, desanimo ou tentação de abandono para que encontrem na Cruz do Senhor a liberdade de permanecerem fiéis.

Mistérios Gloriosos (Quarta-feira e Domingo)

Mistério: A ressurreição de Jesus (Jo 20, 19-21)

Meditação: Rezar por todos os sacerdotes e religiosos para que sejam testemunho da alegria da vida nova que Jesus Cristo revelou ao Mundo.

Mistério: A ascensão de Jesus ao Céu (Mc 16, 19-20)

Meditação: Rezemos por todos aqueles que o Senhor chama a guiar o Seu Rebanho para que, através da oração e do exemplo de serviço, sejam capazes de conduzi-lo ao Reino dos Céus.

Mistério: A descida do Espírito Santo (Act 2, 1-2.4)

Meditação: Rezar pela pregação, pelo serviço e pela sabedoria dos sacerdotes e religiosos de todo o mundo para que, inspirados pelo Espírito Santo, anunciem com fervor o Evangelho.

Mistério: A assunção de Nossa Senhora ao Céu (Col 3,1)

Meditação: Rezar por todos aqueles que se preparam para o sacerdócio para que, contemplando Nossa Senhora, renovem o seu Sim ao chamamento de Deus.

Mistério: A Coroação de Nossa Senhora (Jo 19, 26)

Meditação: Rezar pelo Santo Padre e por todos os Bispos do mundo para que dêem testemunho vivo da devoção à Santíssima Virgem Maria, Rainha do Céu e da Terra, inspirando os cristãos à vivência humilde da Fé, pela caridade.

Mistérios Luminosos (Quinta-Feira)

Mistério: O Baptismo de Jesus no rio Jordão (Mt 3, 13-17)

Meditação: Rezar para que todos os baptizados se deixem iluminar pela graça do Espírito Santo e estejam disponíveis para o serviço à Igreja e ao próximo.

Mistério: A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12)

Meditação: Rezar pelas famílias consagradas em matrimónio para que sejam o primeiro seminário e berço de novas vocações sacerdotais, onde os filhos aprendam com a Virgem Maria a fazer tudo o que Jesus lhes disser.

Mistério: O anúncio do Reino de Deus e a proclamação do Evangelho (Mc 1, 14-15)

Meditação: Rezar por todos os escolhidos para o anúncio do Reino de Deus entre os homens, para que sejam arautos de fé, esperança e amor para as novas gerações.

Mistério: A transfiguração de Jesus (Mt 17, 1-9)

Meditação: Rezar pelos nossos sacerdotes para que, perseverando na escuta do Filho Amado do Pai e contemplando na fé o mistério da Páscoa, nos guiem pela cruz à glória da ressurreição.

Mistério: A última ceia e a instituição da Eucaristia (Lc 22, 14-20)

Meditação: Rezar pelos jovens das nossas comunidades para que, encontrando Jesus na Eucaristia, aceitem ser instrumentos da Sua entrega e, assim, Cristo se forme em nós.

Fonte de inspiração : http://www.patriarcado-lisboa.pt/

Como rezar o Terço passo a passo com os Mistérios do Terço?

Para aprender como rezar o terço e os mistérios do terço, encontrei esta imagem muito interessante e simples de compreender, onde podemos ver os espaços onde meditar sobre os mistérios do terço.

mistérios do terço

Abaixo segue uma sequência de quatro vídeos do canal de YouTube (Eparatijesus) onde vai poder assistir todos os Mistérios do Terço e acompanhar se assim quiser enquanto reza o terço. Faça deste lugar o seu cantinho o seu altar…

Terço do Rosário – Mistérios Gozosos

Terço do Rosário – Mistérios Dolorosos

Terço do Rosário – Mistérios Gloriosos

Terço do Rosário – Mistérios Luminosos

Espero que este artigo lhe ajude na hora da sua prece, pois agora tem como rezar o terço passo a passo e os Mistérios do Terço.

Links úteis:

Deixe abaixo o seu depoimento, ajude a crescer o nosso blog juntamente com todos os irmãos que visitam o nosso site. Veja também como rezar outros terços.

Desejo-lhe muita fé e paz no seu coração.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (123 Avaliação, Oração com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *