Oração do Ângelus Passo a Passo

Quem pertence a Igreja Católica ou mesmo possui algum familiar ou amigo próximo que pertença a essa religião, certamente em algum momento da vida já escutou a oração do Ângelus, mas você sabe precisamente afirmar o que ela significa? Por que ela é tão importante para o catolicismo de uma maneira geral? Por que ela é cada vez mais utilizada nos dias de hoje? Seus ricos ensinamentos?

Independente das respostas que deu para as questões formuladas acima, fato é que a prece do Ângelus pode conquistar o coração de qualquer cristão que entre outras coisas tenha o real interesse na união da família e sua proteção contra todas as adversidades e maldades do mundo.

oração do Angelus

O que é o Ângelus?

É a meditação proposta pela Igreja Católica para homenagear o exato momento em que a Virgem Maria se encontrou com o anjo Gabriel e este, num momento espetacular de luz e glória, convidou a humilde mulher a ceder seu útero divino e ser a mãe gloriosa do messias.

Naquele tempo, onde as mulheres eram perseguidas por qualquer coisa, especialmente por questões relacionadas ao casamento, Maria e José tiveram que ser muito corajosos para assumir com honras aquela missão e fugir para terras mais seguras.

O que a oração pode representar na minha vida?

A poderosa oração do Ângelus representa não só a criação de um momento de harmonia em família, mas também de sua proteção e prosperidade, tanto material como espiritual.

Dessa forma, todos os integrantes da família ficam mais centrados, mais seguros em sua fé e, nesses termos, menos influenciados pelos tortuosos caminhos do mal.

Como praticar a oração do Ângelus?

É muito simples! Primeiro reúna todos aqueles que moram na sua casa, explique a importância dessa prece e escolha uma pessoa para ser o orientador, ou seja, aquele que ficará responsável por dizer as primeiras palavras de harmonia ao ambiente, estabelecer seu papel na condução da própria oração e fechar com os dizeres finais.

Por fim, basta entender que ela deve ser feita religiosamente três vezes ao dia e nos seguintes horários: seis horas da manhã, meio dia e seis horas da tarde.

É claro que com a vida corrida que temos, conseguir reunir todos os familiares nesses três horários é um tanto complicado, mas se todos tiverem boa vontade e estabelecerem um planejamento, podem trabalhar suas vidas de forma a em pouco tempo liberarem tais horários para essa prática que é tão especial e salutar.

Rezando a oração do Ângelus

Orientador: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Orientador: Eis aqui a escrava do Senhor.

Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria…

Orientador: E o Verbo se fez carne.

Todos: E habitou entre nós.

Ave Maria…

Orientador: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Orientador: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Links úteis:

Espero que tenha entendido tudo sobre a oração do Ângelus. Alguma dúvida pode sempre entrar em contacto comigo através do site ou da nossa página do Facebook.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Avaliação, Oração com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *